Compartilho com vocês queridos irmãos, mais um livro em que afirma-se que o Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo. O livro se chama "Teologia Para o Cristão de Hoje - A Resposta de Deus em Jesus Cristo - Volume 2". Escrito pelo Instituto Diocesano de Ensino Superior de Würzburg. Lançado pela editora Loyola em 1977. Segue abaixo os textos mais importantes sobre o tema e em seguida as fotos com o texto da Nona Lição nas páginas 157, 159, 160, 162, 163, 164, 165, 166, 168,169, 170, 171, 178, 179, 180, 191, 192, 193.
Introdução
Vamos agora considerar a ação libertadora e redentora que Jesus exerceu entre os homens. Nós muitas vezes, a vemos no Novo Testamento posta em relação com o "Pneuma", ou seja, em nossa língua, com o "Espírito Santo". A ação deste Espírito, que procede de JESUS, leva os homens, primeiramente, a ter fé em Jesus; em seguida, impele-os a segui-lo.
Sumário
1. A AÇÃO DO ESPÍRITO DE JESUS CRISTO
1.15 A atuação de Jesus Cristo no Espírito
1.16 Espírito de Cristo - Espírito dos Cristãos
1.24 A Plenitude do Espírito em Cristo
1.3 Jesus Cristo e o Espírito de Deus
2. OS EFEITOS DO ESPÍRITO DE JESUS CRISTO: A FÉ
2.37 O Espírito de Cristo a causa que possibilita a fé
2.38 A fé como dom mediado por Cristo
==========
1. A AÇÃO DO ESPÍRITO DE JESUS CRISTO
Se perguntamos a um cristão de nossos dias o que entende por "Espírito", isto é, por "Espírito Santo" é de se esperar que ele nos responda: O Espírito Santo é a terceira pessoa divina. Pois, Deus é Pai, Filho e Espírito Santo; um Deus em três pessoas. No entanto, foi a partir do século IV da nossa era que a igreja formulou esta resposta da fé católica. (Falaremos disso na lição 10)
Entre os primeiros cristãos, "Espírito" (no grego "pneuma") significava primeiramente uma experiência que eles haviam feito no contato com Jesus, ou seja, na fé em Jesus. Somente a pouco e pouco, pela reflexão da experiência, é que os cristãos compreenderam, que o Espírito Santo era uma realidade em Deus, mas não idêntica, sob todos os aspectos, ao Pai e ao Filho.
De que índole terá sido essa experiência , que os primeiros cristãos exprimiram com palavra "Espírito"? Era a experiência de algo novo que, partindo de Cristo, se apossava do íntimo deles, transformando-os em outros homens.
Finalmente, e antes de tudo, é preciso que perguntemos: se a ação do Espírito foi experimentada através de Jesus, qual é a relação existente entre Cristo e o Espírito? Está pergunta nos leva ao testemunho do Novo Testamento, o qual nos diz que Jesus Cristo possui a plenitude do Espírito e que sua ação redentora consiste, a bem dizer, na comunicação do Espírito renovador.
"Ouvindo isto, foram batizados em nome do Senhor Jesus." (Atos 19:5). É difícil dizer hoje com exatidão o que eles entendiam por "falar em diversos idiomas e profetizar".
Mas é precisamente Paulo que vê a ação do Espírito de uma maneira muito mais ampla. No seu pensar, o Espírito é a poderosa irradiação do poder do Senhor Jesus Cristo, que sustenta toda a vida do cristão e transforma. O Espírito é de alguma forma o resplendor, que se difunde do Cristo ressuscitado e glorioso, que atinge os homens, que neles penetra, unindo-os a Cristo.
O cristão todo é, ou melhor, deve ser um homem que se deixar guiar pelo Espírito de Cristo, um homem "espiritual": "Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus" (Romanos 8:1-17).
Paulo reconhece uma ação particularmente vigorosa do Espírito em sua atividade missionária. Pois Paulo mesmo se sabe chamado para a pregação aos gentios. Se anuncia a mensagem sobre Jesus Cristo aos gentios, não se faz confiando em sua própria eloquência, mas sim na força do Espírito de Cristo, que opera poderosamente em suas Palavras, ver (1 Coríntios 2:13). O Espírito de Cristo faz com que a palavra de pregação não seja palavras de homens, senão palavras eficaz de Deus, comparar com (1 Tessalonicenses 2;13).
Também João descreve o Espírito como força que procede de Jesus Cristo e une a Ele. Pela palavra "Espírito" a comunidade primitiva designa o influxo que dimana de Cristo sobre os homens, atingindo-os internamente para levá-los a uma nova maneira de viver.
Mas em tudo isso, o ponto decisivo é que o Espírito procede de Jesus Cristo que o possui em plenitude. Jesus foi transformado pelo Espírito de Deus e elevado ao estado definitivo da vida (Romanos 8;11). Nele se encontra a plenitude, a perfeição da ação de Deus, por meio de seu Espírito. Assim o Espírito de Deus torna-se o Espírito de Cristo.
"O Senhor é Espírito", e de outra parte, a experiência cristã percebe o Espírito como o outro, que procede de Jesus Cristo, que é comunicado por Ele. Cristo comunicando-nos seu Espírito transformador, comunica-se-nos a si mesmo. Faz-se presente a nós pelo Espírito, pelo Espírito vem a nós, e permanece em nós. Assim, tudo o que dizemos da ação do Espírito, podemos considera-lo como ação de Cristo através do seu Espírito.
A partir desses dados explica-se também um fato curioso. Nela nunca vemos alguém dirigir-se ao Espírito. Pede-se que o Pai ou Cristo no-lo concedam, mas nunca se reza ao Espírito. Reza-se ou clama-se a Deus nele, age-se por sua força e por seu impulso. Mas o Espírito não parece ser alguém que tenha rosto próprio, e a que se possa dirigir a oração. Sua ação é sempre ação do Pai ou do Filho através do Espírito.
Na Igreja antiga e também em nossos dias, percebemos que o Espírito de Cristo na experiência de Jesus Cristo não é um estranho para nós, como um interessante personagem do passado, mas que nos envolve diretamente com sua personalidade e sua mensagem, cativando-nos e incentivando-nos a nos relacionarmos com Ele. Num sentido profundo, isto que dizer crermos em sua palavra e sua pessoa.
A palavra da pregação é acompanhada pela ação do Espírito de Cristo. É na origem da Igreja que podemos ver mais claramente como a palavra da pregação e a resposta da fé se fundem no Espírito de Cristo.
Portanto, não podemos dizer que a ação de Cristo supõe a fé, mas antes devemos dizer, que ela é dom do Cristo vivente, que comunica o Espírito.
A luz, que irradiando da presença pneumática de Jesus, resplandece em nosso corações e desperta a fé, transforma-nos internamente na imagem de sua glória e reflete a mesma em nós. No momento em que começamos a crer, algo acontece em nós ocultamente: começamos a participar do Seu Espírito, da sua glória. Tornamo-nos "uma nova criatura". (2 Coríntios 4:6); (2 Coríntios 1:22); (2 Coríntios 5;17).
Donde recebe a fé esta certeza de viver uma nova criação, em meio a um mundo, que não se pode dizer perfeito, inabalável, concluído? Ela tira esta certeza de experiência de que é obra do Espírito de Cristo pelo fato de poder nesse mundo crer com toda confiança, esperar e amar, de poder nesse mundo poder invocar Deus como Pai. Cristo age no cristão pelo seu Espírito para leva-lo a plenitude, na qual Ele mesmo já vive.
Em outra palavras: Não somos nós que nos apoderamos da plenitude, do Espírito de Cristo, pelo fato de nos termos decidido, por exemplo, a colocar toda nossa esperança na mensagem de Cristo. Pelo contrário, o fato de Ele já nos ter cativado é que nos faz tender à plenitude vindoura, que nos é prometida pela palavra de Cristo. (Filipenses 3:12-14).
O cristão percebe pela fé que é cativado e movido pelo Espírito de Cristo, que tudo renova e leva a realização. Ele se torna capaz de agir pela fé, partindo de um mistério mais profundo, que a experiência não pode atingir.
Uma genuína decisão da fé sabe que é estimulada e alicerçada pela ação do Espírito de Cristo vivo, ação que essa transcende a nossa experiência.
A comunidade primitiva tinha viva consciência de estar autorizada a formular uma nova compreensão deste seguimento: porque tinha a convicção que o próprio Espírito de Cristo, agia na sua fé.
Apresentamos aqui alguns destaques sobre o tema, para ler todo o texto, vejam as fotos abaixo contendo o material com os principais destaques do livro.
Fonte: https://o-espirito-de-jesus-cristo.blogspot.com
Sob a ação do Espírito de Jesus
O Espírito de Cristo é aquele que se manifesta como uma força salvífica
É o Espírito de Jesus quem nos ensina a orar
O Espírito de Cristo Jesus deve ter a oportunidade de nos falar quando lemos a Bíblia
O Espírito de JESUS CRISTO
O Senhor Jesus é o Espírito Santo
O ESPÍRITO DE CRISTO


















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário! Que a Paz de Deus Pai e a Graça do Senhor Cristo Jesus estejam com vocês! Que o Espírito de Jesus Cristo revele-lhes toda verdade!