sexta-feira, 20 de novembro de 2020

É o Espírito de Cristo que estava nos Profetas

É o Espírito de Cristo que estava nos Profetas

Em seu artigo sobre o Espírito Santo, o Dicionário Bíblico Âncora (The Anchor Bible Dictionary) descreve-o como a "manifestação da presença divina e poder perceptível especialmente em inspiração profética" (Vol. 3, 1992, pág. 260).

Repetidamente, as Escrituras revelam que Deus transmitiu inspiração divina aos Seus profetas e servos através do Espírito Santo. Pedro registra que “a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21), e Pedro também afirma que: "O Espírito de Cristo é que estava nos profetas" (1 Pedro 1:10-11).

Paulo escreveu que o plano de Deus para a humanidade “tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” (Efésios 3:5) e que os seus próprios ensinamentos foram inspirados pelo Espírito Santo.

Jesus disse aos Seus seguidores que o Espírito Santo, que o Pai enviaria, "vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (João 14:26). É através do Espírito de Deus dentro de nós que temos visão e entendimento espiritual. De fato, chegamos a ter a própria "mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16)―também conhecida como a "mente do Espírito" (Romanos 8:27, ARA) ou a “intenção do Espírito” (Romanos 8:27, ACF e ARC).

Cristo tinha essa compreensão espiritual em abundância. Como Messias, Ele foi profetizado que teria “o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Isaías 11:2).

Como Filho do Homem na terra, Cristo em Sua conduta pessoal personificou os atributos divinos do Deus Onipotente vivendo de acordo com os padrões bíblicos de Seu Pai através do Espírito Santo (comparar 1 Timóteo 3:16).

Agora de volta ao reino espiritual, Cristo exerce o poder onipotente do Espírito Santo junto com o Pai. O Espírito Santo, devemos compreender, não é somente o Espírito de Deus, o Pai, pois a Bíblia também o chama de "Espírito de Cristo" (Romanos 8:9; Filipenses 1:19) e "Espírito de Jesus" (Atos 16:7). Por ambas as designações, Espírito de Deus ou Espírito de Cristo é o mesmo Espírito, já que existe apenas um Espírito (1 Coríntios 12:13; Efésios 4:4).

Fonte: https://portugues.ucg.org/ferramentas-de-estudo-da-biblia/guias-de-estudo/quem-e-deus/o-espirito-santo-nao-e-uma-pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário! Que a Paz de Deus Pai e a Graça do Senhor Cristo Jesus estejam com vocês! Que o Espírito de Jesus Cristo revele-lhes toda verdade!