No Novo Testamento, a categoria do seguimento de Jesus é própria dos Evangelhos e tem como horizonte a cultura judaico-palestinense. Nesses escritos, o seguimento não possui um significado unívoco, passando por transformações. Antes da Páscoa, está ligado à figura do Mestre de Nazaré e se apresenta como um fato histórico irrepetível. É o seguimento pré-pascal que implica em participar da vida terrena de Jesus e de sua obra messiânica, colocando-se a serviço do Reino.Depois da Páscoa, sem perder o seu significado original, o seguimento adquire um sentido teológico e passa a identificar o ser cristão. É o seguimento pós-pascal que implica na resposta ao apelo do ressuscitado para prosseguir sua causa.
Nas Cartas Paulinas, a categoria da imitação está ligada à cultura grego-helenística. Para Paulo, a imitação não diz respeito à reprodução de gestos materiais; é a conformação às grandes atitudes espirituais de Cristo.
Na primeira carta de (Pedro 2,18-25), encontra-se uma tentativa de síntese entre seguir e imitar. O autor convida aos cristãos, que vivem um momento particular de dificuldades e perseguições, a seguirem os passos de Cristo que também sofreu, deixando-lhes o exemplo. “Com efeito, para isto é que fostes chamados, por que também
Cristo sofreu por vós, deixando-vos o exemplo, a fim de que sigais seus passos” (1Pd 2,21). Os conceitos de seguimento e imitação atravessam a história do cristianismo como modos de expressar a realidade pluriforme da relação experiencial do cristão como Jesus Cristo. Entretanto, cada momento histórico, percebendo de modo singular os desafios da realidade e sob a ação do Espírito de Jesus e do Pai, os cristãos interpretaram de forma diferente o chamado ao seguimento e o convite à imitação, privilegiando ora um ora outro, ou mesmo criando outros conceitos.
Fonte: Revista CLAR No. 4 · 2008
Sob a ação do Espírito de Jesus
O Espírito de Cristo é aquele que se manifesta como uma força salvífica
É o Espírito de Jesus quem nos ensina a orar
O Espírito de Cristo Jesus deve ter a oportunidade de nos falar quando lemos a Bíblia
O Espírito de JESUS CRISTO
O Senhor Jesus é o Espírito Santo
O ESPÍRITO DE CRISTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário! Que a Paz de Deus Pai e a Graça do Senhor Cristo Jesus estejam com vocês! Que o Espírito de Jesus Cristo revele-lhes toda verdade!