quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Sob a ação do Espírito de Jesus

No Novo Testamento, a categoria do seguimento de Jesus é própria dos Evangelhos e tem como horizonte a cultura judaico-palestinense.  Nesses  escritos, o seguimento não possui um significado unívoco, passando por transformações. Antes da Páscoa, está ligado à figura do Mestre de Nazaré e se apresenta como um fato histórico irrepetível. É o seguimento pré-pascal que implica em participar da vida terrena de Jesus e de sua obra messiânica, colocando-se a serviço do Reino.Depois da Páscoa, sem perder o seu significado original, o seguimento adquire um sentido teológico e passa a identificar o ser cristão. É o seguimento pós-pascal que implica na resposta ao apelo  do  ressuscitado  para  prosseguir sua causa.

Nas Cartas Paulinas, a categoria da imitação está ligada à cultura grego-helenística. Para Paulo, a imitação não diz respeito à reprodução de gestos materiais; é a conformação às grandes atitudes espirituais de Cristo.

Na  primeira  carta  de  (Pedro  2,18-25), encontra-se  uma  tentativa  de  síntese entre seguir e imitar. O autor convida aos cristãos, que vivem um momento particular  de  dificuldades  e  perseguições,  a  seguirem  os  passos  de  Cristo que  também  sofreu,  deixando-lhes o  exemplo. “Com  efeito,  para  isto  é que fostes chamados, por que também

Cristo sofreu por vós, deixando-vos o exemplo, a fim de que sigais seus passos” (1Pd 2,21). Os conceitos de seguimento e imitação atravessam  a  história  do  cristianismo como modos de expressar a realidade pluriforme da relação experiencial do cristão como Jesus Cristo. Entretanto, cada  momento  histórico,  percebendo de modo singular os desafios da realidade e sob a ação do Espírito de Jesus e do Pai, os cristãos interpretaram de forma diferente o chamado ao seguimento  e  o  convite  à  imitação,  privilegiando ora um ora outro, ou mesmo criando outros conceitos.

Fonte: Revista CLAR No. 4 · 2008

O Espírito de Jesus conduz a nossa vida

 

 

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