sábado, 1 de janeiro de 2022

O Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo

Estudo Atualizado em 01/01/2022


O Espírito é o mesmo, quer seja chamado o Espírito Santo, o Espírito de Cristo

Queridos irmãos, compartilho com vocês mais um livro onde o autor afirma que existe apenas UM Espírito, independente do nome a ser usado! Ou seja, afirmando que o Espirito Santo é o Espírito de Cristo, segue abaixo o texto, informações e referências do livro:

"O Espírito é o mesmo, quer seja chamado o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, o Espírito de Jesus, o Espírito da Verdade ou o Espírito de Deus. Assim, a Fonte é a mesma, não importa qual o dom, nem quem está sendo usado."

Trata-se do livro: "O Espírito Santo na Bíblia" de Stanley M. Horton, página 230, 2ª Edição de 2020.

Clique na imagem para ampliar.


===========


A Ação do Espírito de Jesus Cristo 
 
A AÇÃO DO ESPÍRITO DE JESUS CRISTO

Se perguntamos a um cristão de nossos dias o que entende por "Espírito", isto é, por "Espírito Santo" é de se esperar que ele nos responda: O Espírito Santo é a terceira pessoa divina. Pois, Deus é Pai, Filho e Espírito Santo; um Deus em três pessoas. No entanto, foi a partir do século IV da nossa era que a igreja formulou esta resposta da fé católica. (Falaremos disso na lição 10).

Entre os primeiros cristãos, "Espírito" (no grego "pneuma") significava primeiramente uma experiência que eles haviam feito no contato com Jesus, ou seja, na fé em Jesus. Somente a pouco e pouco, pela reflexão da experiência, é que os cristãos compreenderam, que o Espírito Santo era uma realidade em Deus, mas não idêntica, sob todos os aspectos, ao Pai e ao Filho.

De que índole terá sido essa experiência , que os primeiros cristãos exprimiram com palavra "Espírito"? Era a experiência de algo novo que, partindo de Cristo, se apossava do íntimo deles, transformando-os em outros homens.

Finalmente, e antes de tudo, é preciso que perguntemos: se a ação do Espírito foi experimentada através de Jesus, qual é a relação existente entre Cristo e o Espírito? Está pergunta nos leva ao testemunho do Novo Testamento, o qual nos diz que Jesus Cristo possui a plenitude do Espírito e que sua ação redentora consiste, a bem dizer, na comunicação do Espírito renovador.

"Ouvindo isto,  foram batizados em nome do Senhor Jesus." (Atos 19:5). É difícil dizer hoje com exatidão o que eles entendiam por "falar em diversos idiomas e profetizar".

Mas é precisamente Paulo que vê a ação do Espírito de uma maneira muito mais ampla. No seu pensar, o Espírito é a poderosa irradiação do poder do Senhor Jesus Cristo, que sustenta toda a vida do cristão e transforma. O Espírito é de alguma forma o resplendor, que se difunde do Cristo ressuscitado e glorioso, que atinge os homens, que neles penetra, unindo-os a Cristo.

O cristão todo é, ou melhor, deve ser um homem que se deixar guiar pelo Espírito de Cristo, um homem "espiritual": "Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus" (Romanos 8:1-17).

Paulo reconhece uma ação particularmente vigorosa do Espírito em sua atividade missionária. Pois Paulo mesmo se sabe chamado para a pregação aos gentios. Se anuncia a mensagem sobre Jesus Cristo aos gentios, não se faz confiando em sua própria eloquência, mas sim na força do Espírito de Cristo, que opera poderosamente em suas Palavras, ver (1 Coríntios  2:13). O Espírito de Cristo faz com que a palavra de pregação não seja palavras de homens, senão palavras eficaz de Deus, comparar com (1 Tessalonicenses 2;13).

Também João descreve o Espírito como força que procede de Jesus Cristo e une a Ele. Pela palavra "Espírito" a comunidade primitiva designa o influxo que dimana de Cristo sobre os homens, atingindo-os internamente para levá-los a uma nova maneira de viver.

Mas em tudo isso, o ponto decisivo é que o Espírito procede de Jesus Cristo que o possui em plenitude. Jesus foi transformado pelo Espírito de Deus e elevado ao estado definitivo da vida (Romanos 8;11). Nele se encontra a plenitude, a perfeição da ação de Deus, por meio de seu Espírito. Assim o Espírito de Deus torna-se o Espírito de Cristo. 

"O Senhor é Espírito", e de outra parte, a experiência cristã percebe o Espírito como o outro, que procede de Jesus Cristo, que é comunicado por Ele. Cristo comunicando-nos seu Espírito transformador, comunica-se-nos a si mesmo. Faz-se presente a nós pelo Espírito, pelo Espírito vem a nós, e permanece em nós. Assim, tudo o que dizemos da ação do Espírito, podemos considera-lo como ação de Cristo através do seu Espírito.

A partir desses dados explica-se também um fato curioso. Nela nunca vemos alguém dirigir-se ao Espírito. Pede-se que o Pai ou Cristo no-lo concedam, mas nunca se reza ao Espírito. Reza-se ou clama-se a Deus nele, age-se por sua força e por seu impulso. Mas o Espírito não parece ser alguém que tenha rosto próprio, e a que se possa dirigir a oração. Sua ação é sempre ação do Pai ou do Filho através do Espírito.

Na Igreja antiga e também em nossos dias, percebemos que o Espírito de Cristo na experiência de Jesus Cristo não é um estranho para nós, como um interessante personagem do passado, mas que nos envolve diretamente com sua personalidade e sua mensagem, cativando-nos e incentivando-nos a nos relacionarmos com Ele. Num sentido profundo, isto que dizer crermos em sua palavra e sua pessoa.

A palavra da pregação é acompanhada pela ação do Espírito de Cristo. É na origem da Igreja que podemos ver mais claramente como a palavra da pregação e a resposta da fé se fundem no Espírito de Cristo.

 Portanto, não podemos dizer que a ação de Cristo supõe a fé, mas antes devemos dizer, que ela é dom do Cristo vivente, que comunica o Espírito.

A luz, que irradiando da presença pneumática de Jesus, resplandece em nosso corações e desperta a fé, transforma-nos internamente na imagem de sua glória e reflete a mesma em nós. No momento em que começamos a crer, algo acontece em nós ocultamente: começamos a participar do Seu Espírito, da sua glória. Tornamo-nos "uma nova criatura". (2 Coríntios 4:6); (2 Coríntios 1:22); (2 Coríntios 5;17).

Donde recebe a fé esta certeza de viver uma nova criação, em meio a um mundo, que não se pode dizer perfeito, inabalável, concluído? Ela tira esta certeza de experiência de que é obra do Espírito de Cristo pelo fato de poder nesse mundo crer com toda confiança, esperar e amar, de poder nesse mundo poder invocar Deus como Pai. Cristo age no cristão pelo seu Espírito para leva-lo a plenitude, na qual Ele mesmo já vive.

 Em outra palavras: Não somos nós que nos apoderamos da plenitude, do Espírito de Cristo, pelo fato de nos termos decidido, por exemplo, a colocar toda nossa esperança na mensagem de Cristo. Pelo contrário, o fato de Ele já nos ter cativado é que nos faz tender à plenitude vindoura, que nos é prometida pela palavra de Cristo. (Filipenses 3:12-14).

O cristão percebe pela fé que é cativado e movido pelo Espírito de Cristo, que tudo renova e leva a realização. Ele se torna capaz de agir pela fé, partindo de um mistério mais profundo, que a experiência não pode atingir.

Uma genuína decisão da fé sabe que é estimulada e alicerçada pela ação do Espírito de Cristo vivo, ação que essa transcende a nossa experiência. 

A comunidade primitiva tinha viva consciência de estar autorizada a formular uma nova compreensão deste seguimento: porque tinha a convicção que o próprio Espírito de Cristo, agia na sua fé.  
 
Para ler o estudo completo da nona lição com os textos do livro "Teologia Para o Cristão de Hoje - A Resposta de Deus em Jesus Cristo - Volume 2" referente a Lição Nove - "A Ação do Espírito de Cristo". Escrito pelo Instituto Diocesano de Ensino Superior de Würzburg. Lançado pela editora Loyola em 1977. Clique Nesse link: https://o-espirito-de-jesus-cristo.blogspot.com/2020/11/a-acao-do-espirito-de-jesus-cristo.html
 
 
===========

O Espírito Santo é o Espírito de Deus e
o Espírito de Cristo Jesus


Oremos: Jeová Todo-Poderoso, te damos graças e louvores pelo que o Senhor é. Pedimos-te que nos envie o Teu Espírito Santo,para nos iluminar, nos dar discernimento e conhecimento de Tua Palavra, em Nome de Teu Filho Jesus. Amém!

INTRODUÇÃO: O Espírito Santo é uma Pessoa? Quando os escritores bíblicos se referiram ao “Espírito Santo, será que eles queriam dizer que Ele era um 3ª Ser Pessoal, além do Pai e do Filho? 

1) Quem inspirou os profetas? “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21 “Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.” I Pedro 1:10-11

2) Quem inspirou os discípulos? “Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciados por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.” I Pedro 1:12

Perguntas para Reflexão
: A profecia foi dada pelo Espírito Santo? Os profetas profetizaram pelo Espírito de Cristo que estava neles? Espírito Santo e Espírito de Cristo são o mesmo?

3)
O Espírito de Deus é Santo? “Por isso vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo.” -I Coríntios 12:3. 

4) O Espírito de Cristo é Santo? “E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” -Atos 16:6 e 7.35

5)
O Espírito de Deus e o de Cristo é um só Espírito? “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Rom. 8:9

Pergunta para Reflexão: O Espírito de Deus e de Cristo é um Espírito Santo. Por que Eles são Santos?

NOTA: Por esses versos podemos perceber que o Espírito Santo é o Espírito de Deus e também o Espírito de Cristo. Vimos que o Espírito de Deus e o Espírito de Cristo são um só. O Pai e o Filho têm o mesmo Espírito. O Pai e o Filho são Santos,portanto o Espírito Deles é um Espírito Santo! Vimos também que o Espírito Santo que inspirou os profetas e os escritores bíblicos, foi o Espírito de Cristo.

6) Quem é o “outro” Consolador? “Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” João 14:26

7)
Quem envia e de onde procede o Espírito Santo? “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;” João 15:26

8)
O que Jesus assoprou? “E, havendo [Jesus] dito isto, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” João 20:22.

9) Deus nos enviou o Espírito de Seu Filho? “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Gálatas 4:6

10) Quem ou o que Deus irá derramar? O Seu próprio Espírito? “Derramarei o meu Espírito sobre a tua raça...” (Isaías 44:3).“...porque derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel...” (Ezequiel 39:29).“...derramarei o meu Espírito sobre toda a carne... também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” (Joel 2:28 e 29).

NOTA: Através dos versos acima vimos que o Espírito Santo (o Consolador) procede de Deus e é enviado por Jesus. Jesus assoprou o Consolador sobre os discípulos. Deus derramou e deseja derramar o Seu Espírito Santo, ou seja, o Consolador! Tanto o Pai como o Filho, compartilha do Seu Espírito conosco.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
:
a) Deus é uma Pessoa, um Ser Pessoal? Sim. Ele tem um Espírito? Sim. (Romanos8:9)

b)
Cristo é uma Pessoa, um Ser Pessoal? Sim. Ele tem um Espírito? Sim. (Romanos8:9)

c)
E o Espírito Santo? Ele é uma Pessoa, um Ser Pessoal? Ele tem um Espírito? Você já leu: O Espírito do Espírito Santo?

NOTA
: O Pai e o Filho são Seres Pessoais, são Pessoas. E o Espírito Santo é IMPESSOAL!

11)
Como foi o derramamento do Espírito Santo no Antigo Testamento? “Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele (Moisés), pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram....” Núm. 11:25

"Irmãos, eu quero que vocês lembrem do que aconteceu com os nossos antepassados que seguiram Moisés. Todos foram protegidos pela nuvem  e passaram pelo mar Vermelho. Como seguidores de Moisés, eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram da mesma comida espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo." (1 Coríntios 10:1-4 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje NTLH); [A Nuvem e a Rocha é Cristo Jesus, era o  Espírito de Cristo que guiava e alimentava o povo no deserto] grifo [ ] do autor do Blog.

12) Como foi o derramamento do Espírito Santo, o Consolador no Novo Testamento? “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”Atos 2:1-4

13)
Qual o desejo de Deus? “...enchei-vos do Espírito”Efésios 5:18

14)
O que Eliseu pediu? “...E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito.”-2 Reis 2:9

Conclusão
: O Outro Consolador é o Espírito Santo. Esse Espírito foi derramado, no Pentecostes. Jesus assoprou o Seu Espírito sobre os discípulos. Eliseu pediu e recebeu porção dobrada do Espírito Santo e vários personagens eram cheios do Espírito Santo, ou seja, do Consolador! Com isso podemos ver que a maneira como o Consolador foi enviado e como os escritores bíblicos se referiram a Ele, torna difícil afirmar que o Espírito Santo é uma Pessoa, um 3º Ser Pessoal, da mesma forma que o Pai e o Filho são. O Espírito Santo, na verdade é a Onipresença do Pai e do Filho! É o poder, a glória, a manifestação invisível e espiritual Deles [do Pai e do Filho].

Deus está ansioso para derramar o Seu Espírito sobre toda carne. Precisamos do
Espírito Santo em nossas vidas... No pentecoste, houve um derramamento parcial desse Espírito, porém a promessa de Deus em Joel 2:28-29, irá se cumprir no futuro muito próximo. O desejo de Deus é que nós sejamos cheios do Espírito!

Como disse o Pr. Uriah Smith em 1890:O Espírito Santo é o Espírito de Deus e o Espírito de Cristo, sendo o Espírito o mesmo quando se fala de Deus ou de Cristo. Mas com relação a este Espírito, a bíblia emprega expressões que não podem harmonizar-se com a idéia de que seja uma pessoa, tal como o Pai e o Filho.

Material Formatado Por: Adventistas Históricos. Primeira Edição – Abril 2012

Fonte: Irmãos Adventistas de João Pessoa
Email: contato@adventistas-historicos.com
Site: www.adventistas-historicos.com

Caso queira ler esse estudo completo em PDF sobre O Espírito de Cristo e a trindade acesse esse link: http://www.adventistas-historicos.com/produto/59-estudos-sobre-a-trindade-50


===========
 
O Espírito de JESUS CRISTO
Certa vez, ouvi um transeunte comentar que o termo “Espírito de JESUS” não existe. JESUS disse que as pessoas erram por não conhecerem as Escrituras. Ora, como os crentes de Bereia, examinemos as Escrituras para ver se as coisas são, de fato, assim:

O Espírito Santo é chamado de Espírito de JESUS CRISTO (Filipenses 1:19) e (Romanos 8:9); de o Espírito do Filho (Gálatas 4:6); em (2Coríntios 3:17) fala-se do Espírito do Senhor; Nós, porém, temos a mente de CRISTO (1 Coríntios 2:16); Há um só Espírito (Efésios 4:4), o Espírito de JESUS CRISTO que é o Espírito Santo.

a. O Espírito de Cristo estava nos profetas do A.T. (1 Pedro 1:10 e 11);
“Os profetas indagaram”
“Indicadas pelo Espírito de Cristo”

b. JESUS ressuscitará os que nele creem no último dia (João 6:40); os pormenores registrados em (Romanos 8:11) dizem que o Espírito vivificará o nosso corpo mortal;
“Eu o ressuscitarei no último dia”
“Por meio do seu Espírito”

c. Em (João 14:16) diz que o Pai enviaria outro Consolador, a saber, o Espírito Santo, embora, em (João 14:18), JESUS tenha dito: “Não deixarei órfãos, voltarei para vós outros”. Em outras palavras, o Consolador é JESUS em outra forma: em Espírito, e não em carne. O Senhor explicou isso no Versículo 17 dizendo que o Consolador já habitava entre os discípulos e que Ele logo estaria neles, indicando a Sua onipresença;
“Ele vos dará outro Consolador”
“Voltarei para vós outros”

d. Em (Efésios 3:16), em comparação com 3:17, verifica-se que aquele que tem o seu homem interior fortalecido com poder mediante o Espírito do Pai, tem Cristo habitando no seu coração;
“Mediante o seu Espírito”
“E, assim, habite Cristo no vosso coração”

e. Em (Efésios 5:26) diz que JESUS Cristo santifica a igreja e em (1 Pedro 1:1 e 2) diz que o Espírito santifica os eleitos, que é a igreja;
“Para que (Cristo) a santificasse”
“Em santificação do Espírito”

f. O Espírito é nosso intercessor (cf. Romanos 8:26); mas, em (Hebreus 7:25), diz que JESUS é o nosso intercessor;
“O Espírito intercede por nós”
“Vivendo sempre para interceder por eles”

g. Segundo (Marcos 13:11), Espírito Santo nos dirá o que falar em tempos de perseguição; porém, segundo (Lucas 21:15), JESUS dará palavras e sabedoria para falar.
“Não sois vós os que falais,
mas o Espírito Santo”
“Eu vos darei boca e sabedoria”

h. Em (Atos 16:6) diz que o Espírito Santo impediu Paulo e Timóteo de pregar o evangelho na Ásia, mas logo em seguida, no Versículo 7, diz que o Espírito de JESUS não os permitiu ir para regiões da Ásia, antes, Deus (Versículo 10) os direcionava para Macedônia.
“Impedido pelo
Espírito Santo”
“Espírito de Jesus
não o permitiu”
“Concluindo que Deus
nos havia chamado”

A comparação entre versículos da Bíblia como vimos acima, se chama paralelismo. As palavras de Deus não se contradizem, tampouco se enganam. Os judeus examinavam as Escrituras procurando a vida eterna, mas o Senhor os advertiu dizendo que elas mesmas testificam a Seu respeito (cf. João 5:39).

“[…] E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
(Romanos 8:9)

Fonte:  https://gloria-aleluia.org.br/espirito-de-jesus-cristo



=============


Confiram abaixo outros versículos, façam uma reflexão nas Palavras de Deus e tire suas próprias conclusões sobre quem é o Espírito Santo. Que o Espírito de Jesus Cristo vos guie e revele-lhes toda a verdade!

"Já agora sabei que a minha testemunha está no céu, e, nas alturas, quem advoga a minha causa." (Jó 16:19 ARA);

"E vocês, 'amigos', fiquem sabendo que Deus, lá no céu, é testemunha da minha inocência. O meu Advogado está lá em cima, no céu." (Jó 16:19 A Bíblia Viva - Mundo Cristão);

"Saibam que há alguém no céu que conhece a verdade sobre mim,  o Advogado que pode limpar o meu nome - Meu Protetor, Meu Amigo - " (Jó 16:19 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);

"Contudo, eu sei que meu Redentor vive, e que no fim se levantará para me defender e vindicar ainda que eu esteja no pó do meu túmulo." (Jó 19:25 King James Atualizada);

"Pois eu sei que o meu defensor vive; no fim, ele virá me defender aqui na terra."
(Jó 19:25 NTLH);

"No céu está minha testemunha, no alto está meu defensor, meu brado é o intercessor diante de Eloá, diante dele os meus olhos vertem lágrimas."
(Jó 19:25 Bíblia A Mensagem de Deus - Editora Loyola);

"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Advogado, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós." (João 14:16-17 King James Atualizada);

"Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês." (João 14:16-17 NTLH);

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós." (João 14:16-17 Almeida Revista e Corrigida - ARC);

"Rogarei ao Pai e ele vos dará um outro Paráclito que fique para sempre convosco; é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis porque permanece junto de vós e está em vós."
(João 14:16-17 Bíblia A Mensagem de Deus - Editora Loyola);
 
"Falarei com o Pai, e Ele providenciará outro Amigo, para que sempre haja alguém com vocês. Esse Amigo é o Espírito da Verdade. O mundo sem Deus não pode recebê-lo, porque não tem olhos para vê-lo e, assim não sabe o que procurar.  Mas vocês já o conhecem porque ele tem estado com vocês e ainda estará em vocês. (João 14:16-17 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);

"Escrevo isto, filhos queridos, para orientá-los a não pecar. Mas, se alguém cometer pecado, temos um Amigo-Sacerdote na presença do Pai; Jesus Cristo, o justo."
(1 João 2:1 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);

"Então eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês e estará com vocês." (João 14:16-17 Bíblia Edição Pastoral);

"Meus filhinhos, eu lhes escrevo tais coisas para que vocês não pequem. Entretanto, se alguém pecou, temos um Advogado junto do Pai: Jesus Cristo, o justo." (1 João 2:1 Bíblia Edição Pastoral); [Advogado = Auxiliador = Consolador = Espírito da Verdade =
Paráclito = Meu Protetor = Meu Defensor = Meu Redentor = Meu Intercessor = Meu Amigo = O Amigo = Amigo-Sacerdote = Espírito de Cristo = Jesus Cristo]

Disse Jesus: “Vocês ouviram o que eu disse: “Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês. [...]” (João 14:28 NTLH);
 
Disse Jesus: "Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós." [...]” (João 14:28 ARA);
 
Disse Jesus: "Ouviste o que eu vos disse: Vou e volto a vós." (João 14:28 Bíblia A Mensagem de Deus - Editora Loyola);

Disse Jesus: "Não, Eu não abandonarei vocês nem os deixarei como órfãos - Eu voltarei para vocês." (João 14:18 Nova Bíblia Viva);

"Ele falou-lhes novamente: "Assim como o Pai Me enviou, da mesma forma Eu estou enviando a vocês". Depois Jesus assoprou neles e disse: "Recebam o Espírito Santo." (João 20:21-22 A Bíblia Viva - Mundo Cristão); [Jesus disse: Recebam o Espírito Santo = Recebam o Meu Espírito = Espírito de Cristo = Jesus Cristo falando na 3ª Pessoa, falando de Si mesmo, como se fosse uma Outra pessoa.]

Depois de ler esses últimos versículos bíblicos citados acima, em que Jesus referiu-se a Si mesmo, e falando Dele mesmo na 3ª Pessoa, como se fosse uma Outra pessoa. Confira o estudo completo "QUANTAS VEZES JESUS SE REFERE A SI MESMO, COMO SE FOSSE UMA OUTRA PESSOA", são mais de 100 versículos onde Cristo Jesus fala na 3º Pessoa, como se estivesse falando de Outra pessoa e no final do estudo você verá as explicações referente aos versículos (João 14:16-18) citados logo acima. Clique no link para ver o estudo completo: https://o-espirito-de-jesus-cristo.blogspot.com/2020/12/versiculos-em-que-jesus-falou-de-si.html
 
"Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem. Foi a respeito dessa salvação que os profetas perguntaram e procuraram saber com muito cuidado. Eles profetizaram a respeito da salvação que Deus ia dar a você  e procuraram saber em que tempo e como essa salvação ia acontecer. O Espírito de Cristo, que estava neles, indicava esse tempo, ao predizer os sofrimentos que Cristo teria de suportar e a glória que viria depois."
( 1 Pedro 1:9-11 NTLH);

"E continuam crendo; por isso, vão conseguir o que querem: salvação plena. Os profetas que previram o presente momento fizeram muitas perguntas acerca do dom da vida que Deus estava preparando. O Espírito do Messias já havia revelado antes: que o Messias passaria por sofrimento seguido de glória."
( 1 Pedro 1:9-11  Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);
 
"Esta salvação foi objeto das atenções e investigações dos profetas, ao vaticinarem sobre a graça destinada a vós. Indagavam o tempo e as circunstâncias a que se referia o Espírito de Cristo que, habitando neles, atestava com antecedência os padecimentos reservados a Cristo e as glórias que lhes sobreviriam." ( 1 Pedro 1:10-11 Bíblia A Mensagem de Deus - Editora Loyola);
 
"Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo," (Filipenses 1:19 ARC);
 
"Pois eu sei que, por meio das orações de vocês e com a ajuda do Espírito de Jesus Cristo, eu serei posto em liberdade." (Filipenses 1:19 NTLH);

"Por meio das orações fervorosas e da resposta generosa do Espírito de Jesus Cristo, tudo que ele quer fazer em mim e por meu intermédio será feito." (Filipenses 1:19 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);

"Sei que tudo isso irá dar a minha libertação, graças às vossas orações e a efusão [derramamento] do Espírito de Cristo."
(Filipenses 1:19 Bíblia A Mensagem de Deus - Editora Loyola);
 
“Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.” (1Coríntios 2:13‭-‬16 NTLH);
 
"Contudo, aquele que é espiritual pode discernir todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é compreendido; porquanto: “Quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?” Todavia, nós temos a mente de Cristo!” (1 Coríntios 2:15-16 KJA); 

"Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:16 ARC);

"
Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? ” Mas nós pensamos como Cristo pensa." (1 Coríntios 2:16 NTLH);

"Pois, quem conhece o pensamento do Senhor para lhe dar lições? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo." (1 Coríntios 2:16 Bíblia Edição Pastoral);

"Só o espiritual pode reconhecer o Espírito o Espírito de Deus e o espírito humano em plena comunhão. Espiritualmente vivos, temos acesso a tudo que o Espírito de Deus está fazendo. Assim, não podemos ser julgados pelos críticos que não são espirituais. A pergunta de Isaías “Existe alguém que conheça o Espírito de Deus, alguém que saiba o que ele está fazendo?” foi respondida: Cristo sabe, e nós temos o Espírito de Cristo." (1 Coríntios 2:15-16 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);

 
"Porém cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu." (Efésios 4:7 NTLH);

"
Cada um de nós, entretanto, recebeu a graça na medida que Cristo a concedeu." (Efésios 4:7 Bíblia Edição Pastoral);

"
Mas isso não quer dizer que todos sejam iguais! Nem todos falam e fazem a mesma coisa. A verdade é que, pela graça generosa de Cristo, cada um de nós tem seu dom." (Efésios 4:7 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);

"Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida da doação de Cristo."
(Efésios 4:7 Bíblia A Mensagem de Deus - Editora Loyola);

"E oro para que Cristo se sinta mais e mais à vontade em seus corações, morando em vocês à medida que confiarem nele. Que vocês aprofundem suas raízes no solo do amor maravilhoso de Deus;" (Efésios 3:17 A Bíblia Viva - Mundo Cristão);
 
"E oro para que Cristo habite em seus corações, à medida que confiarem nele, e que vocês aprofundem suas raízes no solo do amor maravilhoso de Deus;" (Efésios 3:17 Nova Bíblia Viva);
 
"não com força humana, mas com seu glorioso poder interiorpara que Cristo viva em vocês, que o convidam a entrar no coração. Peço a ele que, cheios do amor, vocês sejam capazes de participar, com os demais seguidores de Jesus, da dimensão insondável do amor de Cristo."  (Efésios 3:16-17 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);
 
"ao habitar CRISTO pela fé em vossos corações, a fim de que, arraigados e fundamentados no amor," (Efésios 3:17 Bíblia Textual BTX);

" E que, pela fé, Cristo habite no coração de vocês, enraizados e alicerçados no amor" (Efésios 3:17 Bíblia Nova Pastoral);
 
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:20 ACF)

“Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20 NTLH);
 
“Meus queridos filhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês.” (Gálatas 4:19 NTLH);

"Meus filhos, como vocês estão me ferindo! Mais uma vez estou sofrendo por vocês as dores duma mãe enquanto espera seu filho nascer assim eu anseio pelo dia quando afinal Cristo lhes ocupe totalmente o ser." (Gálatas 4:19 A Bíblia Viva - Mundo Cristão);

"Meus filhinhos, estou sofrendo de novo por vós como sofre a mulher que dá a luz seu filho, até que o Cristo se forme em vós."
(Gálatas 4:19 Bíblia A Mensagem de Deus - Editora Loyola);

"Meus filhos,por quem de novo sinto as dores do parto até que Cristo seja formado em vós," (
Gálatas 4:19 Bíblia Sagrada Editora Escala - Tradução Ciro Mioranza);
 
"Como o Espírito Santo não deixou que anunciassem a palavra na província da Ásia, eles atravessaram a região da Frígia-Galácia. Quando chegaram perto do distrito da Mísia, tentaram ir para a província da Bitínia, mas o Espírito de Jesus não deixou." (Atos 16:6-7 NTLH);
 
“Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele.” (Romanos 8:9 NTLH);
 
"Mas vós não viveis segundo a carne,  mas segundo o espírito, se é que realmente o Espírito de Deus habita em vós. Quem não possui o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Se Cristo reinar em vós, mesmo que o corpo esteja sujeito à morte em consequência do pecado, o espírito vive por causa da justificação."  (Romanos 8:9-10 A Mensagem de Deus - Editora Loyola);

Uma vez que o Espírito de Deus habita em vocês, vocês já não estão sob o domínio dos instintos egoístas, mas sob o Espírito, pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, e o Espírito é vida por causa da justiça. (Romanos 8:9-10 Bíblia Edição Pastoral);
 
 [...] "Conforme a aliança que fiz com o meu povo quando o tirei do Egito, o meu Espírito sempre está com vocês." [...] (Ageu 2:5 NTLH);
 
"O Senhor Deus diz:“Eu virei a Sião como Redentor para salvar as pessoas do meu povo que se arrependerem.” O Senhor diz ao seu povo: — Esta é a aliança que vou fazer com vocês: o meu Espírito, que eu lhes dei, e os meus ensinamentos, que eu lhes entreguei, ficarão com vocês para sempre. Vocês os ensinarão aos seus filhos e aos seus descendentes, agora e para sempre. Eu, o Senhor, falei." (Isaías 59:20-21 NTLH);
 
"Derramarei o meu Espírito sobre o povo de Israel e nunca mais me afastarei deles. Eu, o Senhor Deus, falei." (Ezequiel 39:29 NTLH);

"Depois de derramar meu Espírito sobre Israel e encher o povo com minha vida, nunca mais me afastarei deles. Vou poder olhá-los nos olhos, é o decreto do Eterno, o Senhor”
(Ezequiel 39:29 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);
 
Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida.
(Jó 33:4 NTLH);

"Porquanto a sorte do ser humano e a do animal é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo espírito, o mesmo fôlego de vida; de fato, o ser humano não tem vantagem alguma sobre os animais. E, assim, tudo não passa de uma grande ilusão!" (Eclesiastes 3:19 King James Atualizada):

"De fato, o destino do homem e do animal são idênticos: do modo que morrem estes, morrem também aqueles. Uns e outros têm o mesmo sopro vital, sem que o homem tenha vantagem nenhuma sobre o animal, porque tudo é fugaz." (Eclesiastes 3:19 Bíblia Edição Pastoral);
 
“E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;” (Efésios 3:9 ACF);

"e fazer com que todos vejam qual é a comunhão do mistério, que, desde o começo do mundo, esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas por meio de Jesus Cristo;"  (Efésios 3:9 Bíblia King James Fiel 1611);

"Porque nele todas as coisas foram criadas, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam elas tronos, ou dominações, ou principados, ou potestades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e por ele todas as coisas subsistem."
(Colossenses 1:16-17 Bíblia King James Fiel 1611);

"porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.

(Colossenses 1:16-17 Bíblia King James Atualizada);

"Ele é a imagem do Deus invisível, Primogênito com referência a criação inteira; porque todas as coisas foram criadas nele, no céu e na terra, as visíveis e invisíveis, tronos, soberanias, autoridades, poderes, tudo foi criado por ele e para ele. Ele existia antes de tudo, e tudo tem subsistência nele."
(Colossenses 1:16-17 A Mensagem de Deus - Editora Loyola);

"O próprio Cristo é o Criador que fez tudo no céu e na terra, as coisas que podemos ver e as que não podemos; O mundo espiritual com seus reis e reinos, seus governantes e suas autoridades: todos foram feitos por Cristo para seu próprio proveito e glória. Ele existia antes que tudo o mais começasse e é O seu poder que sustém todas as coisas em conjunto."  (Colossenses 1:16-17 A Bíblia Viva - Mundo Cristão);
 
“Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó. Quando sopras o teu fôlego, eles são criados, e renovas a face da terra.”
(104:29-30 Salmos
NVI );
 
O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não creem.” (João 6:63-64 NTLH);

"O Espírito é que dá a vida, a carne não serve para nada. As palavras que eu disse a vocês são espírito e vida."  (João 6:63-64 Bíblia Edição Pastoral);
 
“Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Adão, o primeiro homem, foi criado como ser vivo.” Mas o último Adão, Jesus Cristo, é o Espírito que dá vida.” (1 Coríntios 15:45 NTLH);
 
Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é Ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo.” (Colossenses 1:18 NTLH); [Ele é a cabeça do corpo = Cristo Jesus / é Ele quem dá vida ao corpo = Cristo Jesus]

"Ele é também a Cabeça do corpo [Cristo], que é a Igreja. Ele é o Princípio, o primeiro daqueles que ressuscitam dos mortos, para em tudo ter a primazia." (Colossenses 1:18 Bíblia Edição Pastoral);
 
Disse Jesus: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele." (João 6:54-56 NTLH);
 
"O Senhor é o Espírito que lhes concede a vida, e onde está o Espírito, aí há liberdade. E todos nós, no entanto, não temos um véu sobre nosso rosto e podemos ser espelhos que refletem claramente a glória do Senhor. À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, somos transformados com glória cada vez maior, e tornamo-nos mais e mais semelhantes a Ele." (2 Coríntios 3:17‭-‬18 Nova Bíblia Viva); [O Senhor = Cristo Jesus / Espírito do Senhor = Espírito de Cristo Jesus]
 
"No entanto, os espíritos deles se tornaram obscurecidos. Sim, até hoje, quando eles leem o Antigo Testamento, esse mesmo véu permanece; não é retirado, porque é em Cristo que ele desaparece. Sim, até hoje, todas as vezes que leem Moisés, há um véu sobre o coração deles. Somente pela conversão ao Senhor é que o véu cai, pois o Senhor é o Espírito; e onde se acha o Espírito do Senhor aí existe a liberdade. E nós que, com a face descoberta, refletimos como num espelho a glória do Senhor, somos transfigurados nessa mesma imagem, cada vez mais resplandecente pela ação do Senhor, que é Espírito. (2 Coríntios 3:14-‬18 Bíblia Edição Pastoral);

"No entanto, quando eles se voltam para Deus, como Moisés fez, Deus remove o véu, e lá estão eles face a face com o Senhor! Descobrem de repente que Deus é uma presença pessoal, viva, não uma peça de pedra esculpida. E, quando Deus está presente, um Espírito vivo, aquela constituição antiga e repressora se torna ultrapassada. Estamos livres dela! Todos nós! Nada mais fica entre nós e Deus, nossa face brilha com o brilho de sua face. Somos transfigurados como o Messias, e nossa vida se torna cada vez mais deslumbrante e bela à medida que Deus entra em nossa vida e nos tornamos como ele." (2 Coríntios 3:16-‬18 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);
 
O Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, ai existe liberdade. E todos nós, com o rosto descoberto contemplando como num espelho a glória do Senhor, vamos sendo transformados nessa mesma imagem, de glória em glória, pela ação do Espírito do Senhor." (2 Coríntios 3:17-‬18 Nova Bíblia Pastoral); [Espírito do Senhor = Espírito de Cristo Jesus / pela ação do Espírito do Senhor = pela ação do Espírito de Cristo]

E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.”” (Gálatas 4:6 NTLH);
 
"Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de DeusPorque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo. (Gálatas 3:26-27 NTLH);

"De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo" (Gálatas 3:26-27 Bíblia Edição Pastoral);
 
"Pela fé em Cristo, vocês têm agora um relacionamento direto com Deus. O batismo que receberam em Cristo não foi um simples banho, mas um novo começo. Vocês também passaram a usar novas roupas: roupas de adulto na fé a vida de Cristo, o cumprimento da promessa original de Deus." (Gálatas 3:26-27 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);
 
"Deus derramou abundantemente o Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador," (Tito 3:6 Bíblia Edição Pastoral);

"Foi por meio de Jesus Cristo que Deus generosamente derramou seu Espírito sobre nós."
(Tito 3:6 A Mensagem de Deus - Editora Loyola);

"Examinai, portanto, a vós mesmos, a fim de verificar se estais realmente na fé. Provai a vós mesmos. Ou não percebeis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que já estejais reprovados." (2 Coríntios 13:5 - King James Atualizada);
 
"Examinem-se vocês mesmos. Vocês estão realmente firmes na fé? Passam pela prova? Sentem cada vez mais a presença e o poder de Cristo dentro de vocês? A não ser que tenham sido reprovados!" (2 Coríntios 13:5 Nova Bíblia Viva);
 
"O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus." (Colossenses 1:27 NTLH);
 
"Deus quis manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este mistério representa para os pagãos, isto é, o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês." (Colossenses 1:27 Bíblia Edição Pastoral);

"Deus quis revelar a eles que gloriosas riquezas este mistério encerra para os pagãos, isto é, Cristo que está em vós, a esperança da glória!" (Colossenses 1:27 A Mensagem de Deus - Editora Loyola);
 
"Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o Seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo." (1 João 2:27 NTLH);
 
"Vocês receberam de Jesus a unção que permanece em vocês, e já não têm necessidade que alguém os ensine; pelo contrário, como a unção Dele, que é verdadeira e não mentirosa, lhes ensina tudo aquilo que Jesus lhes tinha ensinado, permaneçam com ele." (1 João 2:27 Bíblia Edição Pastoral);

"Escrevi para adverti-los quanto aos que tentam enganá-los. Mas eles não são páreo para o que está profundamente enraizado no coração de vocês a unção de Cristo, nada menos que isso! Vocês não precisam que ninguém apresente nenhum “ensino” novo. A unção de Cristo ensina a verdade sobre tudo acerca de vocês mesmos e Dele, sem a contaminação da mentira. Vivam verdadeiramente aquilo que aprenderam."  (1 João 2:26-27 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);
 
"Mas quanto a vocês, o dom do Espírito , que receberam de Cristo permanece em vocês e não há necessidade de que ninguém os ensine. O Espírito que vocês receberam lhes ensina todas as coisas e ele é verdadeiro e não falso. Portanto, vocês também devem permanecer em Cristo, assim como o próprio Espírito lhes ensinou." (1 João 2:27 Holy Bible Easy-to-Read Translation VFL); https://my.bible.com/pt/bible/200/1JN.2.27.VFL

"Mas sobre vocês Cristo tem derramado o Seu Espírito. Enquanto o Seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo."
(1 João 2:27 NTLH);

"E sabemos que o Filho de Deus veio, e nos deu um entendimento, que podemos conhecer aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, ou seja, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus, e a vida eterna."
(1 João 5:20 Bíblia King James);

"Sabemos também que o Filho de Deus veio para que pudéssemos reconhecer e entender a verdade de Deus que presente! e que vivemos na própria Verdade, no Filho de Deus, Jesus Cristo. Jesus é, ao mesmo tempo, Deus verdadeiro e Vida Verdadeira." (1 João 5:20 Bíblia A Mensagem - Eugene H. Peterson);

"E sabemos que Cristo, o Filho de Deus, veio para nos ajudar a compreender e encontrar o verdadeiro Deus. E agora estamos em Deus, por que estamos em Jesus Cristo seu Filho, que é o único Deus Verdadeiro; e Ele é a Vida eterna. (1 João 5:20 A Bíblia Viva - Mundo Cristão);
 
"Meus filhinhos, cuidado com os falsos deuses!(1 João 5:21 NTLH);
 
 
==========
 
 
Compartilho com vocês queridos irmãos, um Dicionário em que afirma-se que o Espírito Santo é o Espírito do Pai e também o Espírito de Jesus Cristo. Além de afirmar também que o próprio Cristo Jesus também é um Advogado (Parakletos). Trata-se do "O Novo Dicionário da Bíblia" organizado por J. D. Douglas, 3ª Edição Revisada, lançado pela editora Vida Nova no ano de 2006. Os textos abaixo se encontram nas páginas 452, 455, 467, 774, 825, 1357.

ESPÍRITO SANTO — O Espírito Santo é referido, com ou sem o artigo definido, como "Espírito Santo", "Espírito", "Espírito de Deus", "Espírito do Senhor", "Espírito de Cristo", e "o Consolador" (Gr., Parakletos): a mesma palavra é usada pra descrever nosso Senhor em (1 João 2:1). Os símbolos "sopro", vento", "pomba", "dedo de Deus", e "fogo" são igualmente empregadas. Essa variedade, nos termos empregados pelas Escrituras, nos fornece meios de contemplar a identidade e a obra do Espírito Santo.  

Não existe qualquer antítese irreconciliável, conforme alguns pretendem sugerir, entre o ensinamento do AT e aquele do NT sobre o assunto. Tal como nenhuma dicotomia existe entre a ênfase do AT sobre a natureza providencial dos tratos de Deus com os homens e o ensino neo-testamentário concernente à sua graça, ou entre a atividade na criação do pré-encarnado Logos. Por um lado, e a obra redentora do Filho encarado, por outro lado, assim também é o ensinamento bíblico a respeito do Espírito Santo. O mesmo Pai e o mesmo Filho é que estão ativos em ambos os Testamentos, e é o mesmo Espírito Santo que tem operado através de todas as épocas. É verdade que temos de esperar pela revelação dada pelo NT antes que recebamos um quadro detalhado sobre a sua atividade. Porém, esse ensino mais completo, dado por nosso Senhor e por seus apóstolos, não entra em conflito, seja de que maneira for, com aquilo que aprendemos pelos escritores do NT.

Visto que Deus é Espírito (Jo 4.24), a Trindade inteira tem sido imaginada por alguns em termos de Espírito. Isso tem a tendência de anuviar a distinção entre o Espírito, o Pai, e o Filho. Além disso, falar, como alguns falam, sobre o Espírito como a relação de amor entre o Pai e o Filho, ou ainda, definir o Espírito Como "a ação viva de Deus no mundo", apesar de salientar uma verdade valiosa, ainda que parcial, tende, não obstante, a despersonalizar o Espírito Santo e reduzi-lo a uma influência ou força, ainda que benigna.

Porém, visto que em certo sentido o Espírito estava destinado a ser o "Alter Ego" de Cristo, não era tão necessário aquele pequeno grupo i de crentes que desfrutava da presença encarnada do Filho. O próprio Cristo era um Conselheiro, Advogado, Consolador e Fortalecedor sempre presente, e não seria até depois de sua partida que se tornaria necessário o outro Consolador (Parakletos). Enquanto Cristo pudesse ser seu próprio intérprete e sua testemunha, e pudesse repetir seu ensino aos seus discípulos, não havia necessidade de outro para iluminar, testificar e trazer suas palavras à memória dos discípulos. Porém, quando ele partisse, tornar-se-ia necessário que fosse enviado o Espírito, pelo Pai, para encarregar-se dessas tarefas entra os crentes, realizando os demais encargos de convencer o mundo de seu pecado em termos de sua incredulidade em Cristo; da justiça porque Cristo, a referência objetiva e encorporada da justiça, havia subido ao Pai; e de juízo porque o veredito baixado em relação do príncipe deste mundo fora a morte de Cristo (Jo 16.7-11). Ele indicou claramente que o Espírito nem ultrapassaria nem tornaria desnecessária a sua obra e a sua pessoa, mas antes deveria distribuir e supervisionar respectivamente as riquezas e atividades de Cristo (cf. At 1.1, onde o termo "começou" [ARC que apresenta corretamente o grego] deixa subentendido que Jesus continuaria a agir e a ensinar por meio de seu Santo Espírito).

Neste estágio, igualmente, se encontra a característica mais significativa do ensinamento paulino sobre o Espírito, a saber, a relação integral entre o Espírito e Cristo, a qual é tão íntima e quase indissolúvel que o apóstolo pode falar no "Espírito de Cristo", no "Espírito de Deus", no "Espírito Santo" e no "Espírito", praticamente sem fazer qualquer distinção entre esses diversos títulos, enquanto que em 2Co 3.17,18 emprega a frase enigmática "o Senhor é o Espírito" ("o Senhor é aquele [ou "que é o"] Espírito").

Ao dar-se por sua própria vontade ao crente, ele se torna a vida espiritual do mesmo, levando-o a conhecer a presença do Cristo ressurreto no íntimo. Ele é o autor, a origem e o orientador do poder para o processo do crescimento espiritual, que se prolonga pela vida inteira do crente, e é somente na proporção em que o Espírito é a esfera do modo de andar do crente que a vitória sobre o pecado se torna possível. Libertando o santo do apego inflexível e legalista à letra da lei, o Espírito Santo é o Espírito de Cristo, o libertador e transformador do pecador, levando-o a amoldar-se à imagem de Cristo (2Co 3.17,18).

O poder da ética bíblica é, por conseguinte, o próprio Espírito Santo na qualidade de Espírito de Cristo. A novidade de vida que é conforme o padrão da ressurreição de Jesus é a "novidade de espírito" (v. Rm 7.6). Os filhos de Deus são conduzidos pelo Espírito (Rm 8.14), andam pelo Espírito (Gl 5.16,25), í suas virtudes são o fruto do Espírito (Gl 5.22-24), o amor que é o cumprimento da lei é o amor do Espírito (Rm 15.30). O crente é controlado pelo Espírito que nele habita (cf. 1 Co 2.1 5), e visto que o Espírito Santo é o Espírito da verdade (Jo 14.17; 1 Jo 5.6) e do amor, sua presença permanente traz a verdade até à realização e o amor até seu exercício eficaz.

A libertação traz consigo a adoção (Gl 4.5); aqueles que são libertados da culpa se tornam filhos de Deus e recebem o Espírito de Cristo na qualidade de Espírito de adoção, que lhes assegura que verdadeiramente são filhos e herdeiros de Deus (Gl 4.6s.; Rm 8.15s.). A reação do homem ao dom divino da liberdade (eleutheria) e, de fato o próprio meio de recebê-la, é a livre aceitação de serviço escravo (douleia) a Deus (Rm 6.17-22), a Cristo (1Co 7.22), à justiça (Rm 6.18) e a todos os homens por amor ao evangelho (1Co 9.19-23) e ao Salvador (2Co4.5).  

Jesus Cristo apelou para o maná, o "pão do céu" dado por Deus, como tipo de si mesmo, o verdadeiro pão da vida, e contrastou a sombra com a realidade: "Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram" (Jo 6.49), mas pôde também dizer: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente" (Jo 6.35,51, e cf. v. 26-59 passim). A vida eterna foi posta à disposição do homem pelos méritos de sua morte (v. 51). Em Ap 2.7 o "maná escondido" representa o sustento espiritual proporcionado pelo Espírito de Cristo.

Em preparação para o advento de Cristo, o Espírito Santo desceu à consciência de homens tementes a Deus num grau que era desconhecido desde o término do ministério de Malaquias. João Batista, mais especialmente, estava cônscio da presença e da chamada do Espírito, e é provável que a sua pregação tivesse uma referência trinitária: ele conclamava ao arrependimento para com Deus, fé no Messias vindouro, e falava sobre o batismo do Espírito Santo, do qual o seu próprio batismo em água era apenas um símbolo. A agência do Espírito, na encarnação do Filho, foi desvendada para Maria (Lc 1.35), juntamente com a intimação que o Filho que nasceria dela seria chamado "Filho do Altíssimo", e que "Deus, o Senhor (dar-lhe-ia) o trono de Davi, seu pai". Dessa maneira, o Pai e o Espírito foram incluídos na operação da encarnação do Filho. Por ocasião do batismo de Jesus, no rio Jordão, as três pessoas podiam ser distinguidas: o Filho, que estava sendo batizado, o Pai que falava do céu, e o Espírito que descia no símbolo objetivo de uma pomba. Jesus, tendo dessa maneira recebido o testemunho do Pai e do Espírito, recebeu autoridade para batizar com o Espírito Santo. João Batista parece ter reconhecido desde bem cedo que o Espírito Santo viria da parte do Messias, e não meramente em companhia dele. A terceira pessoa, era, dessa forma, tanto Espírito de Deus como Espírito de Cristo. (p. 825)

Os críticos têm argumentado que a aplicação da palavra parakletos no evangelho ao Espírito e na Epístola a Jesus Cristo indica diferente autoria das duas obras. Mas (1) a paraklesis do Espírito é entre os perigos e dificuldades terrenas: Jesus comparece a nosso favor no céu; (2) esses ofícios diferentes, mas paralelos, também são refletidos em Rm 8.26,34: o Espírito faz intercessão em nós e a faz o Cristo ressurreto por nós no céu; (3) as palavras allos parakletos, usadas em Jo 14.16, ainda que o uso grego permita a tra-dução "outro, ou Paracleto", podem significar simplesmente "outro Paracleto", implicando que o próprio Jesus é também um Paracleto. (p. 1357)

O Espírito de Jesus Cristo é o Espírito Santo

- Para ler o estudo completo sobre o Espírito Santo [Espírito de Cristo] do "O Novo Dicionário da Bíblia por J. D. Douglas", clique no link: https://o-espirito-de-jesus-cristo.blogspot.com/2020/12/o-espirito-do-senhor-e-o-espirito-de.html

 

==========
 
 
Segue na foto abaixo, um comentário na página 21, da Bíblia Vozes edição 33ª lançada no ano de 1982, (ISBN: 8572004105); "O Espírito de Jesus deve ter a oportunidade de nos falar quando lemos a Bíblia."

O Espírito de Jesus Cristo é o Espírito Santo
Clique no link para ver imagem ampliada:
https://ibb.co/MgGjdrh
 
 
==========
 
 
Mais um livro onde se afirma que o Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo! Segue abaixo na foto os comentários nas páginas 20, 26, 56, 70 do livro "Combatendo no Espírito" por Por Vilma Ap. Tirelli da Silva. São os seguintes comentários:

  • Página 20: Carecemos com tronco do galho, o Espírito santificador, o Espírito de Jesus.
  • Página 26: Já possuímos o Espírito Santo do nosso batismo Sacramental. Mas se ainda de nossa vida não correm "rios de água viva" (João 7:30) é porque o Espírito de Jesus não tomou conta do nosso ser.
  • Página 56: Por isso, os participantes devem estar atentos à voz do Condutor da oração: o Espírito Santo. É o Espírito de Jesus quem nos ensina a orar, vindo em socorro de nossa fraqueza (Romanos 8:26).
  • Página 70: Há em nós ainda o mundo do homem velho, que precisa, dia-a-dia, ser morto para que o homem novo cresça e fique adulto. Sacrifícios voluntários e os involuntários, se aceitos com Espírito de Jesus, crucificam o homem velho.
O Espírito de Jesus Cristo é o Espírito Santo
Clique no link para ver imagem ampliada:
https://ibb.co/FgL7p2k
 
 
==========
 

Mais um artigo onde se afirma que o Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo! Segue abaixo na foto os comentários nas páginas 14, e 15, do artigo da Revista Azusa - O ESPÍRITO SANTO - UM PANORAMA BÍBLICO por Ezequiel Hanke (Escola Superior de Teologia - EST).

A força do Espírito de Deus traz, pois, a justiça e promove a paz a partir das ações de Jesus Cristo, que cura e liberta pessoas sofridas, ao mesmo tempo anunciando o reino salvífico de Deus na sua morte e ressurreição. Dessa forma, o Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo – Welker também afirma quando diz que o Espírito é uma força que:

  • -traz ajuda em situações diversas de impotência, cativeiro, e enredamento experimentadas de forma social e individual;
  • -dessa maneira reúne as pessoas em completo altruísmo e sem meios públicos de poder para a esfera pública universal emergente do reino de Deus;
  • -se comprova como Espírito da salvação do sofrimento humano  e  do  pecado  e  como  o  Espírito  do  restabelecimento  de solidariedade e capacidade de ação comunitária;
  • -age como Espírito da preservação em meio à opressão prolongada em diversos contextos existenciais;
  • -transforma e renova pessoas e ordens e torna as pessoas receptivas para a ação criadora de Deus;
  • -revela os espíritos maus e os espíritos da mentira;
  • -se concentra na presença de Deus em meio à falta de clareza do mundo e da vida.31

O Espírito de Cristo é, pois, antes aquele que se manifesta como uma força salvífica, que age em diversos contextos transformando vidas e revelando a presença de Deus por seu intermédio, o paracleto

  • [...] enviado pelo Pai em nome de Jesus (Jo 14.26; cf. 14.16), ou é enviado por Jesus “a partir do Pai” (Jo 15.26; cf. 16.7). Ele irá ensinar os discípulos e lembrá-los-á tudo o que lhes falou (Jo14.26), “dará [...] testemunho” dele (Jo 15.26), e “não falará a partir de si próprio” (Jo 16.13ss): ele o glorificará, pois tomará do que é dele e lhes proclamará (Jo 16.14; cf. 16.15).32

Por meio do paracleto, Jesus e sua palavra podem permanecer nos diversos contextos da vida e de experiência das pessoas.

O Espírito de Jesus Cristo é o Espírito Santo

Clique no link para ver imagem ampliada:
https://ibb.co/28pmdP7

  

- Para ver o texto completo do artigo em pdf clique nesse link: >>>AQUI<<<

 

===========


Segue mais alguns versículos para finalizar o estudo sobre esse tema:

Durante a leitura das Sagradas Escrituras encontrei mais esses versículos falando claramente sobre "O Espírito de Cristo Jesus":

“O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos.”
(Isaías 61:1-2 NTLH);

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o Senhor me consagrou [Literalmente: ungiu] para levar a boa nova aos pobres, para curar os desesperados, para proclamar a libertação aos exilados e aos prisioneiros a liberdade para anunciar o ano da graça do Senhor e o dia em que o nosso Deus se vai vingar dos inimigos; para consolar os que estão de luto.”
(Isaías 61:1-2 BPT Bíblia Para Todos Edição Comum PT);
https://portugal.global.bible/bible/5c7cc7ee56becc2a-02/ISA.61

E encontrei essa versão na Bíblia Bíblia Edição Pastoral:

“O ano do favor do Senhor O Espírito do Senhor Javé está sobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade para promulgar o ano da graça de Javé, o dia da vingança do nosso Deus, e para consolar todos os aflitos, os aflitos de Sião,”
(Isaías 61:2 – Bíblia Edição Pastoral )
https://www.bibliatodo.com/pt/a-biblia/versao-catolica/isaias-61

“Então o que é pó volta para a terra donde veio. E o sopro da vida volta para Deus, que a tinha dado.” (Eclesiastes 12:7 Bíblia Para Todos Edição Comum BPT); comparar com (João 6:63-64 NTLH), (1 Coríntios 15:45 NTLH), (Jó 33:4 NTLH): comparar com (Gênesis 1:2 NTLH) e finaliza comparando com todo capitulo 1 e 8 de João (NTLH), muitos não compreendem (orem para Deus Pai e Cristo Jesus pedindo entendimento), mas quem for guiado pelo Espírito de Cristo Jesus, irá compreender! Glória a Deus!

Segue agora um comentário da Bíblia de Estudo Genebra [ na página 8 ] que pode ajudar nesse estudo também:Espírito de Deus: O Espírito de Deus dá vida a todos; quando ele retira seu Espírito, a vida cessa. Ele continua a dar e a retirar a vida (Jó 33:4; Salmos 104:30; Eclesiastes 12:7; Lucas 23:46). O Espírito também constrói “templos” o Cosmos (Salmos 104.1-4), o Tabernáculo (Êxodo 28.3; 35.31), Cristo (Lucas 1:35; João 2:19). a Igreja (1 Coríntios 3:16; Efésios 2:22). Ver "O Espírito Santo” em (João 14:26). Comparem esse comentário, com tudo que foi mostrado até agora, desde o inicio do estudo.

 ==========

Queridos irmãos, precisamos nos Unir em Cristo Jesus, precisamos entender que a nossa fé em Cristo Jesus tem que estar acima das doutrinas (religiões) e da tradição criadas pelos homens, temos que orar e pedir para que o Espírito de Jesus Cristo nos guie e transforme os nosso corações, pois o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo disse: — "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim." (João 14:6).

PS: Sempre que encontrarmos mais citações e comentários a respeito desse tema, iremos atualizar esse estudo, caso você também tenha algum estudo ou comentário a respeito, nos envie através dos comentário citando as fontes, muito obrigado!

"Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor!" (2 Pedro 1:2) (NTLH)
 
Que o Espírito de Jesus Cristo revele-lhes toda Verdade! Amém!
 
Assuntos Relacionados:
O Espírito de Jesus conduz a nossa vida
O Espírito de Cristo e sua autoridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário! Que a Paz de Deus Pai e a Graça do Senhor Cristo Jesus estejam com vocês! Que o Espírito de Jesus Cristo revele-lhes toda verdade!