Quem estará conosco todos os dias até a consumação do século? De que maneira ele estará conosco? Estará em pessoa? Ou em Espírito?
I Pedro 1:11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
Romanos 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Filipenses 1:19 porque sei que isto me resultará em salvação, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo
O nosso espírito entende o que o Espírito de Cristo diz:
I Coríntios 2:11 Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, se não o seu próprio espírito que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
“E havendo dito isso, assoprou sobre eles o disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes; e quem retiverdes lhe serão retidos.” O Espírito Santo não se manifestara ainda plenamente; pois Cristo ainda não fora glorificado. A mais abundante comunicação do Espírito não se verificou senão depois da ascensão de Cristo. Enquanto não houvesse sido recebido, os discípulos não podiam cumprir a missão de pregar o evangelho ao mundo. Mas o Espírito foi agora dado para um fim especial. Antes de os discípulos poderem cumprir seus deveres oficiais em relação com a igreja, Cristo assoprou sobre eles Seu Espírito. Estava-lhes confiando um santíssimo legado, e desejava impressiona-los com o fato de que, sem o Espírito Santo, não se podia realizar esta obra.O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação do Espírito é a transmissão da vida de Cristo. Reveste o que O recebe com atributos de Cristo. Unicamente os que são assim ensinados por Deus, os que possuem a operação interior do Espírito, e em cuja vida se manifesta a vida de Cristo, devem-se colocar como homens representativos, para servir em favor da igreja. O Desejado de Todas as Nações, pág. 472 – Cap. 84 – Paz seja convosco, 3º e 4º parágrafo
Analisando este texto, observamos que a primeira parte trata-se de dois versos bíblicos: João 20:22-23. O texto no D.T.N. é um comentário sobre estes dois versos.
Primeira pergunta: Quem Jesus assoprou? Analise o texto e verá claramente que a resposta é: O Espírito Santo.
Segunda pergunta: Quem é o Espírito Santo? Continue analisando o texto e encontrará na parte sublinhada a resposta: o Espírito do próprio Cristo, o que deixa claro que o Espírito Santo é o Espírito de Cristo. Para que não fique alguma dúvida, observem os textos bíblicos abaixo, que comprovam isto.
Gálatas 4:6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de Seu filho, que clama: Aba, Pai!
Atos 16:6-7 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido 7 impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
Estes versos bíblicos esclarecem bastante a este respeito
“Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja, e essa promessa nos pertence, da mesma maneira que aos primeiros discípulos... Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo "tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade". Filip. 2:13. Mas muitos não se submeterão a isto. Querem-se dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que O peçam e O recebam.
O Desejado de Todas as Nações, pág. 672.
“Jesus está esperando para soprar o fôlego em todos seus discípulos, e lhes dá a inspiração do seu santificado espírito, e transfundir a sua influência vital para o seu povo. Ele os faz entender que eles não podem servir a dois mestres daqui por diante. As suas vidas não podem ser divididas. Cristo vive dentro de seus agentes humanos, e trabalha através de suas faculdades, e age pelas capacidades que eles tem. Às suas vontades devem ser submetidas à vontade de Cristo, eles têm de agir com o Espírito de Cristo, não devem ser mais eles quem vive, mas Cristo é quem deve viver neles. Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o seu Espírito Santo, Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus. Nosso modo e vontade devem estar em submissão à vontade de Deus, enquanto sabendo que ele é santo, justo, e bom”. The Signs of the Times - 10-03-1992
"Aquele que consagra a alma, corpo, e Espírito a Deus, constantemente estará recebendo um novo dom de poder físico e mental. Os suprimentos inesgotáveis do céu estão ao comando deles. Cristo lhes dá o sopro do seu próprio espírito, vida de sua própria vida. O Espírito Santo põem as suas energias mais altas para trabalhar no coração e na mente. A graça de Deus aumenta e multiplica as faculdades deles, e toda perfeição da natureza divina vem para ajuda-los no trabalho de salvar almas”. Desire of The Ages – Page 827
"Cristo declarou que, depois de sua ascensão, Ele enviaria para sua igreja como presente de seu coroamento, o Consolador, que ia tomar seu lugar. Este Consolador é o Espírito Santo, a alma da sua vida, a eficácia de sua igreja, a luz e vida do mundo. Com o seu Espírito, Cristo envia uma influência reconciliadora e poder para retirar o pecado" This Day with God – Page 257
"E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e aqueles a quem retiverdes lhes são retidos." João 20:22 e 23. O Espírito Santo não Se manifestara ainda plenamente; pois Cristo ainda não fora glorificado. A mais abundante comunicação do Espírito não se verificou senão depois da ascensão de Cristo. Enquanto não houvesse sido recebido, os discípulos não podiam cumprir a missão de pregar o evangelho ao mundo. Mas o Espírito foi agora dado para um fim especial. Antes de os discípulos poderem cumprir seus deveres oficiais em relação com a igreja, Cristo soprou sobre eles Seu Espírito. Estava-lhes confiando um santíssimo legado, e desejava impressioná-los com o fato de que, sem o Espírito Santo, não se podia realizar esta obra.
O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação do Espírito é a transmissão da vida de Cristo. Reveste o que O recebe com os atributos de Cristo. Unicamente os que são assim ensinados por Deus, os que possuem a operação interior do Espírito, e em cuja vida se manifesta a vida de Cristo, devem-se colocar como homens representativos, para servir em favor da igreja.O Desejado de Todas as Nações Pág. 805 – Capitulo “Paz seja Convosco”
“Regozijava-Se Ele pelas abundantes medidas que providenciara para auxílio de Sua igreja. O Espírito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltação de Seu povo. Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico...Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja.”O Desejado de Todas as Nações, pág. 671.
“Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja, e essa promessa nos pertence, da mesma maneira que aos primeiros discípulos... Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo "tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade". Filipenses. 2:13. Mas muitos não se submeterão a isto. Querem-se dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que O peçam e O recebam. O Desejado de Todas as Nações, pág. 672.
“Enquanto o Salvador Se achava na presença de Deus, recebendo dons para Sua igreja, pensavam os discípulos no sepulcro vazio, e lamentavam-se e choravam. O dia em que todo o Céu vibrava de alegria, era para os discípulos de incerteza, confusão e perplexidade.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 790.
“Estes discípulos se prepararam para a obra. Antes do dia de Pentecoste se reuniram e tiraram dentre eles todas as desinteligências. Estavam de um mesmo sentimento. Acreditavam na promessa de Cristo, de que a bênção seria dada, e oravam com fé. Não pediam a bênção apenas para si; estavam preocupados com a responsabilidade quanto à salvação de almas. O evangelho devia ser levado até aos confins da Terra, e eles reclamavam a doação do poder que Cristo prometera. Foi então que o Espírito Santo foi derramado, e milhares se converteram num dia.” O Desejado de Todas as Nações Pág. 827 – Capitulo “Ensinai a Todas as Nações”
Fonte: http://www.adventistas-historicos.com/arquivos/Espirito_Santo_012F.pdf
Sob a ação do Espírito de Jesus
O Espírito de Cristo é aquele que se manifesta como uma força salvífica
É o Espírito de Jesus quem nos ensina a orar
O Espírito de Cristo Jesus deve ter a oportunidade de nos falar quando lemos a Bíblia
O Espírito de JESUS CRISTO
O Senhor Jesus é o Espírito Santo
O ESPÍRITO DE CRISTO
O Espírito de Cristo e sua autoridade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário! Que a Paz de Deus Pai e a Graça do Senhor Cristo Jesus estejam com vocês! Que o Espírito de Jesus Cristo revele-lhes toda verdade!